Sem dúvidas a rinoplastia é a cirurgia que mais gosto de realizar e na minha opinião é a que tem o maior poder no embelezamento da face. A técnica estruturada é aquela em que por meio de enxertos de cartilagem do próprio paciente eu consigo estruturar o nariz e atingir resultados incríveis para o tratamento de queixas distintas. Sempre faço por meio da rinoplastia aberta, onde consigo ter melhor visualização das estruturas internas do nariz.
Com ela consigo atingir maiores definições de ponta nasal, alinhar narizes tortos, aumentar o dorso em narizes étnicos, diminuir largura nasal, dentre outras queixas dos pacientes.
E de onde são retiradas as cartilagens?
A cartilagem mais utilizada é a do próprio septo do paciente, pois ela é forte e muito fácil de ser coletada durante o ato cirúrgico. Os pacientes que vão associar a rinoplastia com a correção do desvio de septo, também naturalmente precisarão retirar parte da cartilagem septal, onde então ela poderá ser utilizada na rinoplastia. Outras fontes doadoras possíveis de cartilagem são a orelha e a costela, somente utilizadas quando o paciente não tem cartilagem disponível no septo.
E quais as vantagens da rinoplastia estruturada?
Quais são os pacientes candidatos a uma rinoplastia?
Pacientes com queixas estéticas em uma ou mais subunidades nasais em que após conversar detalhadamente com seu cirurgião plástico saiba que isso pode ser corrigido por meio de procedimento cirúrgico.
E como funciona o pós-operatório?
O paciente ficará com curativo nasal por aproximadamente duas semanas e nesse tempo não é permitido molhar. Importante evitar atividades extenuantes nos primeiros trinta dias, lugares muito quentes e principalmente evitar traumas nasais nos três primeiros meses.
Cada paciente precisa ter em mente que o edema do pós operatório pode cursar até um ano depois da cirurgia e isso irá variar de acordo com as características da pele nasal do paciente, sendo que quando mais grossa, mais tempo demorará para a resolução do edema. Ainda assim, muitos antes disso o paciente já poderá desfrutar de seus resultados.
É possível associar a correção das queixas respiratórias junto com a rinoplastia?
É possível e muitos pacientes optam por fazer isso! Trabalho com uma equipe de otorrinolaringologistas de confiança e muitas vezes associamos nossos trabalhos para dar melhor qualidade de via aos pacientes que têm queixas estéticas e funcionais .